Pular para o conteúdo principal

Agropecuária ou agronegócio?

Os produtores rurais não podem se apropriar do que não produzem, pois a sua produção primária representa apenas 25% do conjunto do agronegócio. E a sociedade urbana não pode rejeitar a importância dessa produção rural, pois é ela que dá origem e viabiliza os demais 75% e impulsiona o crescimento de toda a economia. 

O que se faz necessário, reiteramos aqui, é que o Brasil seja produtor e exportador de alimentos, com maior valor agregado em território nacional. 

Isso requer que a produção de insumos para a agropecuária tenha maior conteúdo nacional. Mas para essa ser competitiva com relação aos produtos estrangeiros precisa ter escala de produção nacional para a qual a demanda nacional, apesar de elevada, não será suficiente.

A indústria brasileira de máquinas agrícolas deverá ser organizada para suprimento mundial, tendo o mercado brasileiro como o principal mercado. 

A maior parte dos fornecedores desse setor são multinacionais que fabricam os seus produtos em diversos países do mundo. 

O objetivo brasileiro nesse setor não pode ser da autossuficiencia. Deverá se especializar em algumas linhas nas quais a meta é ser líder mundial. Em outras, deverá ser importador. Deverá ainda organizar a indústria de agropeças, com maior integração da indústria brasileira nas cadeias produtivas globais. 

A consecução desse objetivo envolve duas profundas mudanças culturais: a primeira de descartar o  pensamento da autossuficiência nacional. A segunda de dependência de planos e ações governamentais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cisma no clube da luluzinha

Em todas as grandes (e mesmo médias) empresas dominadas pelos executivos homens, as mulheres que alcançam os postos gerenciais tendem a se relacionar entre si, formar grupos entre elas seja para trocar conversas sobre as famílias, como sobre os demais gerentes e sobre o que ocorre ou acham que ocorre na empresa. Formam uma espécie de clube da luluzinha, em contraposição aos diversos clubes dos bolinhas, que se formam em muito maior número. 

Dentro da Petrobras, uma grande empresa com as características acima citadas, com o corpo gerencial e diretivo com predominância de homens, é natural que as poucas gerentes mulheres formassem o "clube da luluzinha". Duas se destacaram e subiram aos altos postos gerenciais: Maria das Graças Foster e Venina Velosa da Fonseca. Esta última preocupada com o rumos de operações "heterodoxas" buscou apoio na colega, contando-lhe das suas preocupações e suspeitas. Ela era a confidente a quem tratou das questões de forma cifradas. Colocou …

Políticas econômicas horizontais e verticais

As políticas públicas verticais focam partes ou setores específicos da economia, tendo como objetivo desenvolvê-los, mediantes estímulos e benefícios fiscais. São caracterizados como políticas industriais. Na realidade são políticas setoriais. A denominação industrial vem da tradução de "industry" que equivale a setor e não à indústria. É a política preferida dos estruturalistas ou agora heterodoxos, porque se tornaram minoria, contra  o domínio dos monetaristas. 

Esses defendem as chamadas políticas horizontais, com mecanismo de aplicação genérica, deixando ao mercado utilizar melhor tais condições.

Um caso típico é a política tributária. Os ortodoxos pregam formas de tributação genérica, aplicável igualmente a todos os setores da economia, com as mesmas alíquotas e regras. Pode haver diferenciação por faixas de valor, mas não por setores.

Já os estruturalistas querem a aplicação de condições diferenciadas para os setores que o Estado deseja promover e desenvolver. Essa difere…

Transformar a produção agrícola em alimentos para o mundo

A agropecuária brasileira é - sem dúvida - uma pujança, ainda pouco reconhecida pela "cultura urbana". Com um grande potencial de desenvolvimento, diante do crescimento da demanda por alimentos pelo mundo, tem feito um grande esforço de marketing para ser reconhecido. Conta com o apoio da Rede Globo que tem feito uma persistente campanha na televisão sobre "Agro é tech, agro é pop, agro é tudo". Contestada nas redes sociais onde os "ambientalistas" dominam.

A idéia ou lema do "Brasil celeiro do mundo", sintetiza a posição da agropecuária, que acaba tendo uma resistência inconsciente por parte da sociedade urbana que não quer ser dominada pelo campo. 

Do ponto de vista macro econômico a contribuição da agropecuária para o PIB é pequena, por que está no início da cadeia produtiva. Somando o restante dessa cadeia a participação é estimada em cerca de 20%. Mas ai, a agropecuária representa apenas 25% do PIB do agronegócio, com a indústria representand…