sexta-feira, 6 de dezembro de 2019


Um pequeno aumento do preço da carne é devido ao pique das compras de carne pela China, a partir de outubro. O aumento adicional, decorre de uma reposição de preços contidos ao longo de três anos, por conta das guerras comerciais. Os EUA cortaram a importação de carne brasileira e ainda continuam com restrições. A União Européia e a China aproveitaram a carne para se proteger contra uma eventual invasão da carne brasileira. O terceiro salto que levou o preço da carne de primeira de origem argentina às alturas é pura especulação. São eles que estão difundindo o “fake news” de que o boicote não funciona e só vai prejudicar os açougues.
Bobagem: os açougues de frente para a rua remanescentes que ainda existem nos bairros paulistanos já estão com movimento menor por conta dos preços mais altos.
Podem boicotar as carnes nas churrascarias e restaurantes mais refinados que os açougues populares não fazem parte dessa cadeia de fornecimento.
A vitimização do açougue em caso de uma necessária reação da população, as importações da China nada mais são do que falsas notícias para manter a especulação que só enriquece poucos. Os especuladores aproveitam as opinião de desinformados “especialistas” que aproveitam para aparecer, apoiados por jornalistas ainda mais despreparados.
O aumento das importações da China foi realmente o desencadeador dos aumentos, mas não o responsável pelo nível de aumento dos preços. O mercado da bovinocultura estava deprimido, exatamente porque o mundo cortou a importação da carne brasileira, nos últimos anos. A China reabriu o mercado, os produtores buscaram recuperar os preços e os especuladores aproveitaram, para o segundo e terceiros saltos. A reposição dos preços vai permanecer
Além disso, o Brasil não vende a sua carne. Entrega os que os importadores, principalmente a China compra. A necessidade maior da China não é de carne bovina, mas suína. A bovina para eles é alternativa. Ao contrário do Brasil.
A compra excepcional da China não vai continuar e há o risco de novas contenções. A China não restabeleceu as suas importações normais. Comprou a mais para formar estoques perante os riscos da continuidade da peste suína.
A bolha vai estourar. Mas com grande efeitos deletérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...