Pular para o conteúdo principal

Juros astronômicos, mas teoricos

Os juros dos créditos rotativos dos cartões de crédito, são astronômicos, mas a taxa anual de mais de 400% ao ano é uma construção teórica pela anualização da taxa mensal.
Não ocorre na prática, seja porque as dívidas não se prolongam por um ano, sendo liquidadas antes ou porque são renegociadas, com substancial deságio. 


O prazo médio de liquidação do crédito rotativo é de 15 dias. Para cobrir um desequilíbrio contingencial o usuário do cartão de crédito é obrigado a recorrer à agiotagem oficial, pagando em torno de 0,5% ao dia.  Significa que de cada R$ 1.000,00 de divida no rotativo, ele terá que pagar R$ 5,00 por dia. Não parece muito, mas na fatura seguinte terá um acréscimo da ordem de R$ 200,00. Em menos de 5 meses já estará devendo o dobro, por conta dos juros cumulativos. 

A principal razão são os subsídios cruzados. O sistema financeiro carrega sobre o devedor do crédito rotativo e /ou cheque especial todas as eventuais perdas ou redução de margens dos outros financiamentos.

Isso decorreria de imposições governamentais, principalmente na era PT, aos bancos de conceder crédito rural, credito habitacional e outros a juros baixos, com margens reduzidas.

Para recompor as margens carregaram sobre o cheque especial e crédito rotativo. Mas dado o impacto psicológico do tamanho dos juros os bancos terão que reduzí-los, buscando outras compensações.

A principal medida que está sendo buscada pelas autoridades econômicas é eliminar ou reduzir os subsídios nos financiamentos e limitar o cruzamento ou transferência dos subsídios.

Os juros do cartão de crédito vão baixar. As taxas dos financiamentos habitacionais vão subir. Assim como todos os empréstimos com juros subsidiados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cisma no clube da luluzinha

Em todas as grandes (e mesmo médias) empresas dominadas pelos executivos homens, as mulheres que alcançam os postos gerenciais tendem a se relacionar entre si, formar grupos entre elas seja para trocar conversas sobre as famílias, como sobre os demais gerentes e sobre o que ocorre ou acham que ocorre na empresa. Formam uma espécie de clube da luluzinha, em contraposição aos diversos clubes dos bolinhas, que se formam em muito maior número. 

Dentro da Petrobras, uma grande empresa com as características acima citadas, com o corpo gerencial e diretivo com predominância de homens, é natural que as poucas gerentes mulheres formassem o "clube da luluzinha". Duas se destacaram e subiram aos altos postos gerenciais: Maria das Graças Foster e Venina Velosa da Fonseca. Esta última preocupada com o rumos de operações "heterodoxas" buscou apoio na colega, contando-lhe das suas preocupações e suspeitas. Ela era a confidente a quem tratou das questões de forma cifradas. Colocou …

Políticas econômicas horizontais e verticais

As políticas públicas verticais focam partes ou setores específicos da economia, tendo como objetivo desenvolvê-los, mediantes estímulos e benefícios fiscais. São caracterizados como políticas industriais. Na realidade são políticas setoriais. A denominação industrial vem da tradução de "industry" que equivale a setor e não à indústria. É a política preferida dos estruturalistas ou agora heterodoxos, porque se tornaram minoria, contra  o domínio dos monetaristas. 

Esses defendem as chamadas políticas horizontais, com mecanismo de aplicação genérica, deixando ao mercado utilizar melhor tais condições.

Um caso típico é a política tributária. Os ortodoxos pregam formas de tributação genérica, aplicável igualmente a todos os setores da economia, com as mesmas alíquotas e regras. Pode haver diferenciação por faixas de valor, mas não por setores.

Já os estruturalistas querem a aplicação de condições diferenciadas para os setores que o Estado deseja promover e desenvolver. Essa difere…

Transformar a produção agrícola em alimentos para o mundo

A agropecuária brasileira é - sem dúvida - uma pujança, ainda pouco reconhecida pela "cultura urbana". Com um grande potencial de desenvolvimento, diante do crescimento da demanda por alimentos pelo mundo, tem feito um grande esforço de marketing para ser reconhecido. Conta com o apoio da Rede Globo que tem feito uma persistente campanha na televisão sobre "Agro é tech, agro é pop, agro é tudo". Contestada nas redes sociais onde os "ambientalistas" dominam.

A idéia ou lema do "Brasil celeiro do mundo", sintetiza a posição da agropecuária, que acaba tendo uma resistência inconsciente por parte da sociedade urbana que não quer ser dominada pelo campo. 

Do ponto de vista macro econômico a contribuição da agropecuária para o PIB é pequena, por que está no início da cadeia produtiva. Somando o restante dessa cadeia a participação é estimada em cerca de 20%. Mas ai, a agropecuária representa apenas 25% do PIB do agronegócio, com a indústria representand…