terça-feira, 24 de janeiro de 2017

E o resto do mundo?

Começa a ficar mais claro que não há incertezas em relação às ações de Trump. Ele começou com as ações econômicas, como a retirada dos EUA do TPP, com um discurso que caracteriza o seu entendimento sobre a economia, que a maioria dos analistas ainda não percebeu. Ele não raciocina com a macroeconomia, tampouco com economias nacionais.
O seu foco é uma microeconomia específica: a movimentação econômica e financeira das multinacionais norte-americanas.
O que ele quer é que essas empresas invistam mais dentro dos EUA e não fora do país.

Trump continuará pressionando as multinacionais norteamericanas para investirem mais nos EUA e retornarem mais capitais já investidos fora. Isso significará quer receber mais lucros e dividendos das subsidiárias no exterior e não fará reinvestimentos no mesmo nível ou até superior. Ele quer reduzir o tamanho dos ativos norte-americanos no exterior, repatriando-os, na suposição de que irá criar mais empregos para os norte-americanos.  Suposição que pode não se confirmar. Mas será um movimento efetivo em 2017, podendo alcançar 2018. A sustentação posterior vai depender dos resultados efetivos.

Entre os cenários prováveis, consequentes dessa nova política , dois são os principais: o espaço deixado pelos capitais norte-americano será ocupado por outros, principalmente pela China. O segundo é que países com desequilíbrio no seu balanço de pagamentos corrente e dependentes do afluxo de capitais norte-americanos, entrem em colapso. 

Não sei - neste momento - quais seriam, mas o Brasil não seria um deles. 

Um comentário:

  1. As ideias, CONCEITOS e escala de valores do Presidente Trump são muito equivocadas ..... Ele não pensa na maior nação do mundo que subsidia o mundo é já se modernizou abrindo suas fronteiras para a China.... Trump QUER sentar na cadeira do poder e fazer COM que os feitos sej de sua autoria.... NÀO pensa nos EUA, NÀO pensa nos países que sofrem .... PENSA SPENAS EM SUA PERFORMANCE.....certa ou errada...... A China vem vindo com alguns conceitos pre concebidos de Mao Tsé Tung....O MUNDO viverá dias MUITO difíceis ..... !!!!!!

    ResponderExcluir

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...