quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Padrão FIFA x padrão cubano

Diante das manifestações de rua reclamando por padrão FIFA para a saúde pública, o Governo respondeu com o programa "Mais médicos". 
Esse programa já está melhorando o atendimento de parte da população, mas nada tem a ver com o "padrão FIFA".  O programa introduz o "padrão cubano".
O "padrão FIFA", na saúde requer investimentos e tecnologia. O "padrão cubano" compreendo o atendimento com médicos, com poucos recursos tecnológicos, baseados mais na sensibilidade e experiência pessoal. Satisfaz quem não tem nenhum atendimento médico, por falta de profissionais, mas não atende a quem está em situação de urgência ou emergência. Não atende a quem precisa de atendimentos de segundo nível ou ainda mais complexos.
A população dos "grotões" e das periferias mais carentes estão e ficarão satisfeitos com o "Mais médicos".
Mas não foram eles que estiveram na Av. Paulista em junho do ano passado, com cartazes pedindo "padrão FIFA para a saúde pública". A imagem que os manifestantes, a  maioria integrantes da opinião publicada, sobre os problemas da saúde pública são as reclamações sobre as demoras no agendamento de especialidades e nos pacientes em maca ou em condições precárias de atendimento.
A resposta do Governo ao "padrão FIFA" na saúde pública é de escapismo, com a proposta do "padrão cubano", como alternativa. 
O povo irá aceitar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...