sábado, 25 de janeiro de 2014

Vai ter Copa?

Vai ter Copa? Vai

A maioria do povo brasileiro é a favor da Copa? É

Vai ser a "Copa das Copas"? Vai

Vai ter manifestação de rua, durante a Copa? Vai

Quem irá às ruas, protestar contra a Copa?

Se o povo brasileiro, na sua maioria, é a favor da Copa, quer o seu sucesso, vai torcer pelo Brasil, então quem irá às ruas e por que?

A realização da Copa no Brasil, teve e terá diversas fases. A mais recente foi a construção dos estádios, dos aeroportos e da infraestrutura. Os estádios ficarão prontos. Os aeroportos e as obras de mobilidade urbana, apenas em parte. 

O essencial que são os estádios, onde ocorrerão os jogos estarão aptos a recebê-los e a organização da Copa é para o recinto fechado. Poderão ocorrer algumas falhas, mas serão de pequena monta, sem prejudicar a organização do evento que será "a Copa das Copas". Embora não seja mais que a obrigação de todo país sede de organizar uma Copa melhor que as anteriores, será alardeada - mundialmente, como a Copa das Copas. E lançará o desfio para que a Russia e depois o Catar superem essa Copa no Brasil. Vão.

A seleção brasileira irá bem? Provavelmente sim e vai empolgar os torcedores. 

Então por que ir às ruas? 

Os protestos não serão contra a Copa. Serão contra os gastos bilionários com a Copa, sem cuidar de outras coisas essenciais.

A Copa será das Copas. Mas porque não a Copa da Educação, a Copa da Saúde, a Copa da Segurança?

Por que não o "padrão FIFA" para os hospitais, postos de saude, escolas, presídios e outros equipamentos públicos?

O brasileiro se empolgará com a Copa, mas não vai esquecer as mazelas. Ficará orgulhoso com o brilhantismo da organização do evento, com todas as "vitrines" enfeitadas para "vender o Brasil ao mundo". Mas é só abaixar os olhos, ou desligar a televisão, para ver as vidraças.

Vai ter Copa. Irá ser um sucesso, mas não terá o condão de anestesiar a população brasileira. A dose não será suficiente e não adianta querer vender um clima de otimismo, como fazem o Governo e os patrocinadores. A realidade é outra e as pessoas irão às ruas.

As polícias brasileiras são incontroláveis. Os comandos não tem autoridade, por falhas éticas. Os soldados e os policiais subalternos irão bater nos manifestantes e só gerarão reações e movimentações maiores. 

Os manifestantes vão provocar os policiais, armados, mas despreparados psicologica e estrategicamente. Irão reagir às provocações com violência desigual, com uso de força excessiva. Será por instinto de defesa e sobrevivência. É o objetivo dos manifestantes para conseguir maior adesão social: "guerra é guerra"! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...