domingo, 12 de janeiro de 2014

Rolezinhos

O que atrai os jovens de periferia a aderirem a um "rolezinho"?
A primeira hipótese e falta do que fazer num sábado à tarde. Faltam opções de lazer. Ir ao Shopping é uma alternativa, porém aqueles não tem dinheiro para comprar e até mesmo para o lanche na Praça de Alimentação. Quando muito tem o dinheiro para condução, agora facilitado pelo Bilhete Mensal. Os que trabalham e tem um bilhete mensal não tem custo adicional. Mas são a minoria.
Por que se encontrar com a "tchurma" no shopping?
O objetivo não é furtar, nem depredar. O objetivo é perturbar. 
Perturbar a quem? os lojistas exploradores que cobram caro pelos seus produtos e são obrigados a fechar as suas lojas? Cada baixada de grade pode ser comemorado como um gol. 
Perturbar os possíveis compradores que tem dinheiro para comprar o que eles não podem comprar?
Ou seria perturbar apenas por perturbar. Por mera diversão. Seria uma nova forma de lazer.
Ou seria por exibição? A televisão vai lá e ele pode aparecer: "me viu na TV"? A glória maior é ser entrevistado.
Os "manos" estão a fim de "pegar uma mina". Produzem-se para ir a uma festa.
O fundamento seria uma insatisfação com a vida que levam e a eventual inveja com a comunidade dos frequentadores dos shoppings. Seria uma forma de manifestação coletiva da insatisfação com a desigualdade social.
Tem êxito em shoppings da periferia (Itaquera, Interlagos, Aricanduva, Campo Limpo e outros). A tentativa de levar aos shoppings de luxo foi abortada. 
Quem iria aos rolezinhos no JK Iguatemi? Seriam os mesmos da periferia ou jovens pequenos burgueses tentando mobilizar os colegas para perturbar os grandes burgueses?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...