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Ciclovia: um boa idéia em risco

As vias reservadas para a ciclovias são uma boa idéia, mas uma implantação autoritária e sem o devido planejamento vai fazer perder a idéia e atrasar por anos a sua plena efetivação.

Uma entrevista da Ex-secretária de transportes de Nova York bem ilustra a dificuldade de implantação e o esforço e tempo para chegar à situação atual.  O Prefeito Haddad quer que São Paulo tenha, desde logo, a situação que Nova York levou muitos anos.

O resultado é que embora a população aceite a ideia em tese, amplia a resistência dos contrários, em função de problemas pontuais.

Haddad tem os dois anos adicionais da sua gestão, para consolidar as ciclofaixas. Se esses não funcionarem bem, com grande utilização visível e tiverem impacto positivo na redução dos congestionamentos, corre o risco de não ser ser reeleito, com os oponentes prometendo aperfeiçoar o sistema. A principal proposição será ouvir a população específica das áreas afetadas: ciclistas, moradores, comerciantes e outros, promovendo ajustes.

Aparentemente o Prefeito de São Paulo optou por uma estratégia maquiavélica de fazer a maldade de forma concentrada, para dar visibilidade ao problema, para então fazer os ajustes e as "bondades" para atender às diversas reivindicações.

Dois anos são pouco para todos os ajustes em função da extensão pretendida.

Um planejamento estratégico, no estilo maquiavélico, é sempre de alto risco. 

O risco é que as resistências sejam maiores, sem provocar as mudanças culturais desejadas.

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