sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ocorrência estranha; ´só no Maranhão

A mídia nacional reverberou um fato estranho que só ocorreu no Maranhão. E que só pode ser explicado pela Teoria da Conspiração.

Supostos agentes da Polícia Federal vasculharam um avião executivo da campanha do Senador Edinho Lobão, candidato da clã Sarney, em busca de dinheiro vivo a ser usado na campanha, atendendo a uma denúncia anônima. Coisa mais estranha: a Polícia Federal, um órgão do governo, agindo contra um candidato do governo?

A segunda grande e maior surpresa: não encontraram nada! 

Se a operação foi real a direção da campanha de Edinho Trinta foi avisada, retirou os pacotes para transformar a operação em fato político a seu favor.

Foi o que fez Sarney tornando um incidente local num grande problema nacional. Transmitiu a ocorrência ao vice-presidente Michel Temer que é também o Presidente do PMDB pressionando-o por uma manifestação formal. O que ele fez, dando repercussão nacional, com o esperado apoio da mídia nacional. Sarney e o PMDB são mestres na área de manipulação da mídia. Aprenderam muito bem transformar uma informação em notícia. Mais ainda em manchete de primeira página.  

O Ministro José Eduardo Cardoso, como sempre, diz que não sabia de nada, não pode interferir nos processos operacionais da Polícia Federal e irá apurar os fatos: como sempre rigorosamente. 

A clã Sarney leva o episódio, agora nacional, para dentro do Estado, para criar a versão de uma conspiração contra o seu candidato. Com a criação da imagem de "vitimização" por forças ocultas, espera alavancar uma candidatura anêmica.

O eleitorado do Maranhão parece ter cansado do domínio da clã Sarney e quer mudança. Essa aderiu à estratégia do medo e denunciar uma grande e invisível conspiração. 

No Maranhão nenhuma operação da Polícia Federal, mesmo que com contingentes de fora, ocorre sem vazamento. Os tentáculos de Sarney dentro dela são enormes.

Em outra operação em avião de campanha eleitoral, esse em Goiania, mas de Tocantins foram encontrados o dinheiro e panfletos. Mesmo sendo de candidado do PMDB a cúpula partidária não se manifestou.

A estratégia sarneyzista seguiu o lema de "fazer do limão, uma limonada". Mas sem açúcar a limonada suiça continua azeda.

Uma outra versão da Teoria da Conspiração é que a acusação de intimidação da Polícia Federal é um antidoto contra as suas ações no caso da Petrobras, ou mais especificamente da Operação Lava Jato. O objetivo real seria intimidar a Polícia Federal para evitar a divulgação dos depoimentos. Se for inevitável que só ocorra depois de 5 de outubro, porque para o Congresso não há segundo turno.

Finalmente, uma suposta crise entre o Planalto e o PMDB é jogo de cena que interessa à mídia, sempre atrás de notícias bombásticas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...