sábado, 22 de agosto de 2020

Perfil de Investimentos em Saneamento (1)

Com a aprovação da atualização do marco legal do saneamento voltaram os grandes números sobre os investimentos necessários para a universalização.
Para os investidores e empresários interessados no setor é preciso desdobrar os valores globais em natureza dos investimentos e chegar à identificação dos empreendimentos. Uma parte é obvia, por corresponder a grandes demandas reprimidas, outra não, requerendo levantamentos e estudos específicos.

A situação dos serviços urbanos de fornecimento de água potável, com um nível relativamente elevado de domicílios atendidos pela rede, indica uma demanda restrita de grandes empreendimentos e investimentos em estações de captação e tratamento de água. Isto é grandes empreendimentos, de natureza industrial, que integra a construção civil, de grande porte, a de montagem industrial e o fornecimento dos equipamentos e elementos para as instalações complementares, todas determinadas pelas tecnologias incorporadas no projeto.
O projeto e implantação dessa natureza de empreendimentos exigirá a participação de grandes empresas de engenharia, integrada, para fornecimento "turn-key" e modalidades similares.
A maioria da regiões metropolitanas que seria a grande demandante desses grandes empreendimentos já investiu nas estações de tratamento de água, remanescendo uma demanda complementar. 
A pandemia do novo coronavirus evidenciou, entre outros elementos, a tendência de redução ou até estagnação do crescimento demográfico das regiões metropolitanas, fazendo com que alguns dos empreendimentos estejam superdimensionados. 
Nos sistemas de água, os principais empreendimentos deverão ser na adução, reservação regional e rede de distribuição, com envolvimento predominante da construção civil, complementado por bombas e instalações. Será ainda o grande campo para as empresas de construção civil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...