quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Perfil dos investimentos em saneamento (4)

Nos artigos anteriores avaliamos superficialmente as oportunidades de investimentos em sistemas de água e de esgotos, nas cidades médias e grande, o que deverá atrair mais interesse dos principais investidores, sejam fundos de investimentos ou grandes empresas nacionais e internacionais do setor.
Questão adicional a ser avaliada é se para os investidores privados o mais atrativo serão os empreendimentos "greenfield" ou os "brownfield".
Os empreendimentos greenfield tem grandes vantagens de engenharia, podendo partir de projetos modernos, com adequada escolha das tecnologias. Mas tem desvantagens comerciais, precisando ir buscar os clientes que estejam dispostos a pagar as tarifas estabelecidas e avaliar o potencial de rentabilidade.
Já os empreendimentos brownfield partiriam de uma base de clientes, que indicariam os comportamentos, que irão afetar o consumo efetivo dos serviços e a elasticidade preços. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...