sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Condições para a reindustrialização

A indústria brasileira que foi implantada através do modelo "Industrialização por Substituição de Importações - agora caracterizada como ISI", apesar de inovações e modernizações parciais, atrasou-se em relação às mudanças ocorridas no mundo, perdeu competitividade, dentro do mercado interno, e precisa se renovar para reassumir um relevante  papel dentro da economia brasileira. 
A indústria brasileira para promover a reindustrialização precisará mudar, em primeiro lugar, o foco do mercado, ampliando a produção e o volume de vendas para o exterior, em torno de 40%, mas com mínimo de 30%.  O esforço para ampliar a participação no mercado externo indicará as suas efetivas condições de competitividade. Serão as exigências de qualidade, inovação, de prazos de entrega, de preços e outras condições comerciais que dirão se o produto e a empresa são efetivamente competitivas, dentro das regras do comércio mundial.
Em segundo lugar precisará superar a visão verticalizada de exportar apenas os produtos finais a partir de insumos nacionais.
A globalização promoveu uma fragmentação das cadeias produtivas entre os países, distribuindo a produção e o suprimento de componentes entre diversos países, cada um deles selecionando os componentes em que seriam mais competitivos, em função de condições naturais, históricas ou criadas agregando tecnologia-inovação, escala de produção, qualificação dos trabalhadores e capacidade  gestora dos empreendedores.

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