sexta-feira, 4 de abril de 2014

Confrontos da água

Diante da escassez de água na macrometróple paulista, principalmente na região metropolitana de São Paulo, logo se acusa a suposta falta de planejamento para a ocorrência da grave situação.
No entanto, o que não falta são planos. Faltam as decisões. A indecisão não decorre da escolha entre alternativas técnicas, propostas pelos planos, porém envolve a decisão sobre conflitos políticos e culturais.

A escassez ou risco de escassez de água leva à posição das pessoas e  dos grupos, em se "apropriar" das água: "esta água é minha, e ninguém tira".

A urbanização ou a densificação urbana só leva em conta a disponibilidade de água atual, segundo perspectivas individuais. Isso tem levado a desequilíbrios entre oferta e demanda da água, com as tentativas sempre de resolver pela oferta. Somente em situações de crise é que emergem as propostas de solução pela contenção da demanda.

As soluções pela oferta são predominantemente pela engenharia. As pela demanda, culturais, com grandes restrições ideológicas.

(cont)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...