sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Resistir até o último homem.

Nestor Cerveró mantém-se firme na defesa de uma posição estratégica que protege políticos, mas principalmente Graça Foster e Dilma Rousseff. Ele ainda é o grande bastião, mas ainda o penúltimo antes que os acusadores cheguem à atual Presidente da Petrobrás. O último baluarte, antes dela é o seu antecessor. 

A sua defesa dos políticos pode não valer nada. Quando muito ele reforçaria as acusações contra os políticos que já estão incriminados em outras listas. A esta altura dos acontecimentos ao Governo só interessa a incriminação de um deputado: Eduardo Cunha.

Aparentemente, a sua prisão não tem objetivo de levantar mais informações acerca do que já é sabido. O que interessa ao Grupo de Trabalho conjunto da PF, MPF e Justiça Federal é forçar uma delação premiada. Mas Cerveró  é resistente e, não vai ceder. Por ele parece não ser o caminho para chegar a Graça Foster e Dilma.

Apesar de todo o esforço - não se sabe bem de quem? - para abafar o processo da compra da refinaria de Pasadena, o processo virá à tona. Puxada pelos norte-americanos. Pelos acionistas norte-americanos da Petrobrás, que estão vendo as suas aplicações "virarem pó".

O TCU já apurou o que seriam as perdas com a operação Pasadena. A CGU também, com pequena diferença. A Price, auditora da Petrobras quer saber o valor real para a correção do balanço. Outras avaliações estão em andamento ou serão feitas para apurar qual foi o prejuizo dos acionistas com o mau negócio. 

Foi apenas um mau negócio determinando perdas para a empresa e seus acionistas? Ou foi um bom negócio para aqueles que se apropriaram das diferenças? E não foi só o abutre belga. Será apurado? Por quem? Cerveró sabe mas não vai dizer.

O Governo, até agora, conseguiu abafar essa segunda parte, deixando que prevaleça a suposição de que foi apenas um mau negócio. Tinha argumentos para defesa que desmoronaram com a queda dos preços do petróleo. Mas até quando vai conseguir manter as fechadas as entranhas dessa obscura operação? Quem ficou com as diferenças? Não haverá grandes surpresas. E não ter surpresas é o grande problema: Lembre-se de  Casablanca: "prendam os suspeitos de sempre".




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...