Vai, e sem remorsos, desde que não fique tempo demais debaixo do chuveiro.
A água não vai acabar. Mas vai ter racionamento. Ou melhor, em São Paulo, já vem tendo. Só não vai ter rodízio com cortes compulsórios, comunicados prévia e transparentemente.
E a água vai ficar muito mais cara.
Água está escassa, mas existe o suficiente para atender toda população da Região Metropolitana de São Paulo, mesmo que não chova à cântaros, em 2015.
Mas haverá muito preconceito com relação a algumas soluções: a principal fonte para substituir o Cantareira será o reuso da água resultante do tratamento de esgotos nas Estações de Tratamento de Esgotos e o uso da água da Represa Billings, atualmente poluido.
Os preconceitos formados com relação a essas fontes. vão levar algumas pessoas a indagar: se eu tomar banho com essa água vou ficar mais limpo ou sair do banho "cheirando merda?" Posso beber essa água? Vai sair limpo e pode beber. Como diversos europeus.
Se as soluções são sabidas, por que não foram adotadas antes?
Por uma série de razões, que não se restringem à falta de planejamento, à má gestão, ou à falta de recursos para investimentos. A origem está na visão amplamente difundida de que o Brasil tem água em abundância. concentrando 12% da água doce existente no mundo.
Se o Brasil tem água em abundância, por que economizar, por que reutilizar? Essa era a cultura predominante.
Banhos demorados, varrer calçadas com jato d'água, lavar o carro todo final de semana, foram hábitos incorporados no dia a dia.
Agora com o risco de escassez é preciso racionar. Mas não basta, tampouco é a mudança mais importante. No dia a dia, o mais importante é incorporar e desenvolver a cultura do reuso da água: usar a mesma água, diversas vezes, para diversas finalidades.
Nos condomínios e mansões, a coleta e armazenagem da água da chuva.
Quem mora em áreas nos cumes - ou próximo a esses - dentro das cidades, tem que se organizar comunitariamente para criar um sistema local de captação e armazenamento da água da chuva. Com a escassez da água, a da concessionária não vai chegar com regularidade.
Ver o que não é mostrado - Enxergar o que está mostrado Ler o que não está escrito Ouvir o que não é dito - Entender o que está escrito ou dito
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Lula, meio livre
Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...
-
Carlos Lessa - ex presidente BNDES As políticas públicas verticais focam partes ou setores específicos da economia, tendo como objetivo ...
-
Paralelo 16 é uma linha geográfica que "corta" o Brasil ao meio. Passa por Brasília. Para o agronegócio significa a linha divi...
-
A agropecuária brasileira é - sem dúvida - uma pujança, ainda pouco reconhecida pela "cultura urbana". Com um grande potencial de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário