sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Foi acidente?

Acidente foi trazer a tona um esquema financeiro de promoção de tumultos. 
As ações de manifestantes aliciados para promover tumultos durante as manifestações puxaram o fio de uma meada que parecia enorme, mas acabaram dando apenas para um novelinho, com a reunião de pequenos valores por grupo de ativistas de classe média, para ajudar participantes com menor renda. Esses não chegam a se tornar profissionais da baderna, promovendo-a mesmo sem o recebimento das ajudas de custo para condução e dos lanches. Talvez não tivessem condições de chegar aos locais. 
A menos da descoberta de esquemas maiores, a eventual suspensão dos mecanismos já descobertos não irá reduzir a movimentação dos autênticos black blocs. O vandalismo poderá ser menor sem o aliciamento de seguidores, mas as manifestações seguirão, levando a uma revisão das estratégias de ambas as partes: da policia, de um lado e dos manifestantes de outro.
A continuidade das manifestações no Rio de Janeiro, contra o aumento das passagens, mesmo com um volume pequeno de pessoas, mas suficiente para chamar atenção e sem vandalismos indica que segue havendo pessoas dispostas a ir às ruas protestar contra alguma insatisfação comum.
Ir contra a Copa buscando evitar a sua realização geral, ou mesmo de um ou outro jogo não será viável. A Copa irá ocorrer, porque é um evento em recinto fechado. Tentar impedir também o acesso ao estádio também é inviável, em função dos esquemas de segurança estabelecidos desde os planejamentos iniciais. Há uma área de isolamento da ordem de 2 km em torno do estádio. Não haverá aglomerações nas proximidades, a menos de quem já tenha ingresso.
As passeatas seguirão pelas vias de acesso e os confrontos com a policia ocorrerão nas divisas dos cordões de isolamento, com os remanescentes que conseguirem chegar, após vencerem as ações de dispersão promovidas pelos esquemas de segurança.
A questão maior não será de segurança, mas de imagem. Esta estará irremediavelmente arranhada. O prejuízo para o turismo será enorme.
Acidente foi evidenciar um esquema remunerado de mobilização. A ação que deu origem à morte do cinegrafista não. Foi consequência inevitável dessa organização criminosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...