quarta-feira, 7 de maio de 2014

Imagine na Copa!

O que vai acontecer durante a Copa do Mundo da FIFA?
Desde 2007 tenho dedicado algum tempo para imaginar as diversas situações que todos nós vamos enfrentar no Brasil, em junho julho deste ano, com a realização da Copa do Mundo.
O objetivo sempre foi o de informar e esclarecer a sociedade e, principalmente, as autoridades sobre o significado real desse evento e da necessidade de adequada preparação, uma vez aceito sediá-lo.

Insistimos em mostrar que a Copa é um fabuloso negócio mundial em que a FIFA ganha e todos os demais pagam.

E para isso a FIFA cria todo um conjunto de ilusões, de expectativas que podem não se efetivar. A maioria não vai ocorrer, exceto os seus lucros. Disso ela não abre mão, em nenhum momento.

É um dos maiores engodos mundiais. Um "grande golpe", mas legal. E leva as autoridades públicas a investirem grandes somas, embaladas com a promessa do "legado positivo". 

Pela primeira vez a sociedade hospedeira não "engoliu" inteiramente e foi às ruas mostrar a sua inaceitação. "Nunca antes no mundo". E, justamente, onde menos se esperava: no país do futebol.

Ao longo desse período arriscamos a diversas previsões. Erramos em várias, mas acertamos "em cheio" numa delas, agora confirmada por Jèrôme Valcker. 

A Copa iria acontecer, dentro do "jeitinho brasileiro" gerando muito sofrimento, angústia ao pessoal da FIFA.
Os brasileiros também, mas já acostumados com os atrasos, com o "deixar tudo para a última hora" e que nessa "se dá um jeito". 

Valcker hoje está mais conformado e afirmou que viveu o inferno com o Brasil e as suas autoridades. O seu sofrimento ainda não terminou. Ainda vai levar muitos sustos.

A FIFA vai sim, ganhar muitos bilhões de dólares, mas com "muito sangue". 

Reuni, revi, consolidei e atualizei vários dos escritos aqui neste blog e produzi um livreto eletrônico, um e-book, para um teste de modernidade.

Consegui colocar no ar, cerca de 50 dias antes do início da Copa e o teste mostrou bons aprendizados, com erros e acertos.

O primeiro é que o título do livro está errado: Vai ter Copa? Sim, vai e ai acabou o interesse. Não precisa comprar o livro, ou mesmo ler a sua parte inicial que é disponibilizado sem custo financeiro.

Percebi que devia ter adotado o outro bordão popular: "imagine na Copa". Na realidade o livro procura retratar as diversas situações que poderão ocorrer durante a Copa.

Poderia dar maior continuidade no interesse e atenção do leitor.

Como produção e publicação do livro foi fácil. Com pequenos percalços, mas com a ajuda da Cláudia Ricci, em menos de 20 dias, desde a decisão, o livro está à disposição na loja virtual da Amazon.

Animou-me a publicar outros mais. Ainda que todos com pequenas vendas.

A venda de e-book não é fácil. Menos por dificuldades operacionais e mais por razões culturais. Dá muito trabalho e receio na primeira vez.

É preciso fazer um cadastro na Amazon, indicar um cartão de crédito. Muitos ainda tem receio de passar essas informações e alguns já tem experiências mal sucedidas. 

Para quem já dispõe de um aparelho Kindle, já comprou um livro ou algum outro produto pela Amazon e não tem compras frustradas, é simples. 

Mas quem ainda não tem essa experiência, dá muito trabalho. Requer paciência. 

E para quem não tem kindle fica sempre a dúvida: dá para ler fora dele. 

Sim. O próprio sítio da Amazon tem os aplicativos de conversão, gratuitos. 

Os resultados efetivos ainda são baixos, mas vale como experiência. 

A sequência será um livro sobre "Os legados da Copa", posterior à realização do evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...