O fato mais importante a registrar é que o "povão" ficou em casa e não saiu às ruas. Ou aproveitou para ir à praia. O que significa isso?
Não foi porque é a favor de Dilma? É contra o seu impeachment e não vai engrossar as manifestações da classe média e das tendencias direitistas, mesmo concordando com elas no fim da corrupção? As pesquisas dizem que poucos concordam com o Governo dela. Mas preferem ficar em casa.
O que os seus componentes vão fazer agora?
Irão engrossar as manifestações da CUT no dia 1º de maio, na comemoração do dia do trabalho, aproveitando para defender a Presidente, mas reclamar da terceirização e do ajuste fiscal? Quantos a CUT conseguirá reunir na Avenida Paulista ou no Anhangabaú?
Nesse dia enfrentará a concorrência da Força Sindical que promove um tradicional evento que reúne mais de um milhão de pessoas, mas com a distribuição de casas e carros. Em anos anteriores a CUT tentou o mesmo esquema, com o apoio das estatais. Com os escândalos na Petrobras e agora na Caixa Econômica, conseguirá os mesmos patrocínios? Só as suas bandeiras serão suficientes para levar às ruas o povão que não foi à Avenida Paulista, seja em 15 de março, como em 12 de abril?
O Governo e o PT podem tentar minimizar a importância das manifestações da classe média na Av Paulista, Brasilia e outras cidades, com muitos vazios, mas se não conseguir mobilizar número maior não terá como demonstrar apoio popular e desmentir as pesquisas.
O mais provável é que o povão vai continuar recolhido, não saindo às ruas contra ou a favor de Dilma. Ela poderá minimizar o movimento dos que não votaram nela, mas não conseguirá demonstrar nas ruas a sustentação do apoio dos que votaram nela.
Joegr, o povão não irá às ruas pois nunca foi em qualquer movimento. Veja 1964,veja os Diretas Já, veja o movimento pelo impeachment de Collor. Sempre foi a classe média que tomou a iniciativa. E por que? Porque é as classe mais aculturada, mais ligada, que percebe os seus interesses e luta por eles.Para isso é preciso um certo grau de instrução coisa que o povão não tem.O povão quando se manifesta tende a ser mais violento, fazer quebra-quebra, saquear,etc.Mas agora eu creio que é preciso planejar o próximo passo. Há que se canalizar este sentimento para o lado legal ou seja, partidarizar. Fazer com que a oposição desça do muro e se alie inteligentemente ao movimento sem querer tomar conta. O PT está nas cordas mas está se mexendo para dar o revide. Leia os manifestos das diferentes correntes petistas no site deles. Eu concordo com Marco Antonio Villa. Se deixarmos o PT respirar, eles nunca mais sairão do poder.
ResponderExcluir