sábado, 25 de abril de 2015

O que significa a publicação do balanço da Petrobras de 2014 só agora? - blog

A falta de divulgação do balanço do 3º trimestre de 2014, e do total desse ano, da Petrobras, a maior empresa brasileira e orgulho nacional gerou um grande desconforto no mercado, provocando a desvalorização das suas ações e crise política, com a perda de confiança do povo na sua Presidente.
veja.abril.com.br
A partir do início de 2007 foi montado dentro da Petrobras um grande esquema de corrupção para o financiamento político e eleitoral. Só foi desmontado em 2012, mas teria continuado até 2014. Teria sido interrompido com a prisão dos principais envolvidos.
Descoberto o esquema,  a auditoria externa contratada pela Petrobras fez ressalvas ao balanço da empresa do 3° trimestre de 2014, por não ter considerado as perdas com a corrupção.  A Petrobras não aceitou as ressalvas, gerando um impasse e o adiamento sucessivo da sua publicação.
folha.uol
A intenção do Governo era encobrir os "malfeitos" e evitar uma repercussão negativa da sua divulgação prejudicando a imagem da Petrobras. Os resultados reais foram contrários ao desejado com desvalorização da empresa.

Agora a Petrobras tem um balanço auditado de 2014 e sua diretoria promete regularizar as divulgações.


As circunstâncias e perspectivas passam a ser as seguintes:
  1. está encerrado o ciclo dos "malfeitos";
  2. ela produziria em 2015 um lucro superior ao prejuízo líquido de 2014.
  3. os prejuízos com a corrupção e erros nos empreendimentos deixam legados negativos, como as eventuais multas aplicadas .
  4. as provisões referentes às variações do mercado e do câmbio poderão ser revertidas ou agravadas.
  5. o elevado endividamento da empresa poderá ser um empecilho para o desenvolvimento pleno das suas atividades, podendo obrigá-la a deixar de ser a única operadora das reservas do pré-sal.
  6. terá que tomar a decisão sobre chamar as empresas sob suspeitas de participação no esquema de propinas ou excluí-las, com o risco de não ter concorrentes devidamente qualificadas para as licitações. 

O fechamento do balanço da Petrobras seguramente encerra uma fase, mas a nova fase ainda envolve muitas incertezas e inseguranças. 

Como o Governo Federal a conduzirá doravante?

(saiba mais: no artigo em artigos completos, na coluna à direita).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...