sexta-feira, 3 de julho de 2020

Campanha eleitoral mais suja de todos os tempos

Definidas as novas datas para as eleições municipais, assim como o cronograma das campanhas, a pergunta inicial é quem ganha quem perde com o adiamento e com o curto tempo para as campanhas?
Supostamente os Prefeitos atuais, candidatos à reeleição seriam os mais beneficiados, por serem mais conhecidos e poderiam usar a máquina da Administração Municipal em seu benefício.
Já os novos, tolhidos na possibilidade de visitar o seu eleitorado, dar tapinhas nas costas, beijar criança e outros métodos tradicionais seriam os mais prejudicados.
Dentro da lógica analógica sim e deverá valer para a maioria do Municipios brasileiros, mas com baixo volume de população e eleitores. Para os Municípios médios o que prevalecerá será uma campanha digital. Também será relevante para os grandes que não tem acesso a redes de televisão local ou regional, para poderem contar com os programas obrigatórios. Já os mega, em geral capitais e grandes polos no interior, contam com um canal local, afiliada a uma das redes nacionais, a lógica analógica poderia ainda prevalecer. Ainda mais se houver debates presenciais entre os principais candidatos.
Já pela lógica digital os Prefeitos atuais serão os principais alvos das críticas e denúncias pela rede social, inclusive através de "fake news". Esses serão lançados para a desconstrução da imagem do Prefeito atual. Ou, pior, pela "construção" da imagem de corrupto ou inepto.
Apesar das restrições estabelecidas pelo Legislativo, assim como pelo Judiciário, a "frouxidão" dos mecanismos de controle  permitirá ainda o uso abundante das informações destrutivas.
Deverá ser a campanha mais suja de todos os tempos, porque já em 2022, os controles deverão estar melhor estabelecidos para evitar o mau uso das redes. Para isso contribuirá também o boicote dos grandes anunciantes, obrigando os administradores das principais redes a se reposicionarem. 
Em 2020, nos municípios médios e grandes, deverá prevalecer um candidato novo "tipo Bolsonaro-2018", assumindo-se como paladino do combate à corrupção na Prefeitura Municipal. 
A corrupção deverá ser associada à velha política, com a proposta de quebra da hegemonia dos mesmos grupos de sempre, com eventuais rodizios entre eles.
Tanto o Prefeito atual, como os candidatos ligados aos velhos grupos, como ex-Prefeitos, deputados estaduais ou federais, serão os principais alvos das campanhas negativas.
As duas principais bandeiras da renovação serão "acabar com a corrupção no Município" e "acabar com a velha política".
Com intenso uso da rede social, assumindo-se que nesses municípios a difusão dos celulares e das redes seja maior.
Já no municípios menores, a difusão menor da rede social, fará com que essa tenha menor impacto, devendo prevalecer as campanhas diretas e o rádio.
Já nas mega cidades e grandes com acesso direto a um canal de televisão local o principal tema, deverá ser o posicionamento do Prefeito atual e dos candidatos em relação ao combate ao coronavirus. 
Trataremos no assunto no próximo artigo

(cont)

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