quinta-feira, 30 de julho de 2020

Os retornos imateriais

Um segundo tema recente que  mobilizou empresários foi a política ambiental. Manifestação pública, mediante publicidade paga nos principais jornais, de entidades sindicais, assim como de associações empresariais de apoio ao Ministro Ricardo Salles, em função das contestações às suas declarações de "fazer passar a boiada", abriu dissenção do meio empresarial, com vários empresários se retirando das associações signatárias do Manifesto.
Mais adiante, um grupo de dirigentes empresariais, manifestou-se a favor da Amazônia, cobrando do Governo ações efetivas contra o desmatamento e incêndios florestais.
Foram seguidos por ex-Ministros da Fazenda e ex-diretores do Banco Central, e ainda pelos dirigentes dos 3 maiores bancos privados. 
Qual o retorno esperado por esses empresários ao sairem da sua zona de conforto para manifestações políticas ou apoio econômico a entidades ambientais?Com a defesa do meio ambiente estariam colaborando para salvar o mundo? Isso traz apenas uma satisfação pessoal ou ganhos econômicos, ainda que não diretamente?
O retorno em termos de satisfação pessoal tem a ver com a visão de mundo e dos seus valores. São pessoas que entendem como missão de vida, a cidadania e a oportunidade de seu exercício lhe dá a satisfação pessoal.  O retorno esperado pelo cidadão é o próprio exercício da cidadania. Uma ação pelo bem comum, cujo retorno é a satisfação pela prática. Não é um retorno material, tampouco objetivo. É inteiramente subjetivo.
Já a perspectiva de ganhos econômicos indiretos é função de crise ou situação macroeconômica desfavorável. Se a economia está em crise, a sua possibilidade de retornos econômicos é menor ou inexistente. Precisa que melhore, mas pode ficar esperando que outros, principalmente o Governo resolva. Ou então pode agir para uma contribuição pessoal a favor da melhoria. 
A questão é mais complexa, por que a luta pelo bem comum, pode ser restrita a uma corporação e não a todo o conjunto da sociedade.

Isso leva a uma síntese de que o retorno esperado pelo empresário cidadão é a resultado efetivo da mudança - com a sua contribuição ou participação -de uma situação geral, que ele considere indesejável.

O retorno esperado do cidadão é espiritual, imaterial, caracterizado como realização dos seus sonhos ou desejos de uma sociedade melhor.

Enfim, para muitos cidadãos a preocupação não é utilitária, ainda que imaterial. Não espera por nenhum retorno. Apenas a satisfação do agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...