quarta-feira, 22 de julho de 2020

Para que serve o deputado federal?

A composição da Câmara dos Deputados, com predominância dos despachantes, decorre da integração de eleitores com visão de mundo curta, restrita ao ambiente em que vivem ou sobrevivem e políticos oportunistas e populistas que prometem melhorar a vida do eleitor, dentro do seu ambiente. 
Na maior parte dos casos (ou situação) a visão de mundo curta está associada à ignorância, mas eleitores cultos também podem ser dominados por uma visão de mundo curta, voltada exclusivamente aos interesses corporativos.
Uma das limitações da visão de mundo curta (ou restrita) está no não entendimento do papel do deputado federal. 
Para que serve o deputado federal?
No imaginário popular, político é o titular do Poder Executivo: Prefeito Municipal, Governador do Estado ou Presidente da República. 
Para o povo são eles que podem ou devem melhorar a vida da população, dos eleitores. A função legislativa é pouco percebida e entendida. 
A figura política mais evidente para o eleitor é o Prefeito Municipal. A partir dessa centralidade, o imaginário de um deputado estadual, seria de um Prefeito Estadual e de um deputado federal, de um Prefeito Federal. 
O papel principal atribuído a eles é trazer para a comunidade as ações e recursos estaduais ou federais para a comunidade, ao Município os benefícios da ação pública. 
Por essa razão, os ex-Prefeitos Municipais tem vantagem ou desvantagem em relação aos concorrentes. São mais conhecidos. Já os ex-governadores de Estado, usam esse diferencial, para se candidatar ao Senado. 
A vantagem está no conjunto de suas realizações objetivas. A desvantagem na imagem, seja de ineficiência, como de "desonestidade". Em 2018, vários ex-governadores, mesmo como grande carteira de realizações, não conseguiram ser eleitos para o Senado, em função da imagem negativa. Os casos mais notórios foram de Marconi Perilo, em Goiás, Beto Richa, no Paraná e Dilma Rousseff, ex-Presidente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...