quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Uma inovação fracassada?

  O  Partido Novo surpreendeu em 2018 com uma votação expressiva do seu candidato à Presidência João Amoedo, a eleição de Romeu Zema para o Governo de Minas Gerais e a formação de uma bancada federal, inusitada para um partido em primeira eleição.

Diante do sucesso, movido pelo desejo de sociedade pela renovação na política, buscou inovações adicionais, como a seleção dos seus candidatos a Prefeito, de forma profissional, através de "head-hunters". Em São Paulo, esse processo descartou a candidatura de Emerson Kapaz, por ser um veterano, envolvido em disputas políticas, para escolher um novato, ainda que ocupante anterior de cargos não eletivos, na Administração Pública: Felipe Sabará.

Ele teria rompido um dos compromissos assumidos ao ser formalizado, como candidato do partido: seguir rigorosamente os princípio e as posições nacionais do Partido.

Sabará assumiu uma posição pessoal de apoio a Bolsonaro, esperando ter um aceno desse a seu favor.

O Partido Novo, embora tenha apoiado, em bloco, a maior parte das propostas governamentais, principalmente na área econômica, definiu-se como independente. 

O processo de recrutamento e seleção profissional tem sido positivo para escolher bons gestores, mas não se mostrou eficaz para a escolha de bons políticos. 

Em primeiro lugar é preciso definir o perfil de um bom político, para definir os parâmetros de seleção.

Duas condições são preliminares: capacidade de conquistar votos a seu favor ou do partido; vocação ou competência de articulação.

Dependendo dos princípios partidários, honestidade é condição eliminatória. Não tem sido para a maioria dos partidos. 

Consistência ideológica: não é apenas pelo discurso atual, mas respostas qualitativas a uma dezena de questões específicas. O mais comum é de concordância ou não com frases, mas a justificativa da escolha indicará consistência ou não.

Há outros elementos, mas a expulsão de Felipe Sabará definida pela Direção Nacional do Partido Novo, indica que a seleção profissional falhou nesse item. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...