domingo, 1 de junho de 2014

A Copa do Povo Brasileiro

Captamos, nos artigos anteriores a existência de 3 Copas do Mundo - e não apenas uma -  com responsabilidades distintas: a do Governo Brasileiro que assumiu o compromisso -  e não cumpriu adequadamente - a preparação da infraestrutura para a sua realização. A da FIFA que tem a responsabilidade de organizar o evento esportivo e a da seleção brasileira que vai a campo, uma responsabilidade institucional da CBF, mas de que para todo o povo brasileiro é de Felipão e de seus jogadores. 


Dessa forma, quando o Governo e a mídia dizem que o Brasil vai organizar a Copa das Copas, está confundido as coisas ou se apropriando do que não é dele. Quem vai organizar a Copa das Copas é a FIFA e só ela e não o Brasil, tampouco a presidente Dilma. Ou melhor apesar do Governo Brasileiro que não cumpriu todas, inclusive algumas absurdas, obrigações que assumiu perante aquela. Para a FIFA será sem dúvida a melhor das suas edições da Copa do Mundo com o maior faturamento, maior rentabilidade e também com as maiores dores de cabeça.

O que pode afirmar é que no Brasil, a partir deste mês de junho ocorrerá a Copa das Copas. Não que seja organizada ou realizada por ele: mas como o maior espetáculo do mundo, trazido pela FIFA ao Brasil.

Isso nos leva à uma quarta Copa, que é a do povo brasileiro. Que irá aproveitar a realização do espetáculo para fazer uma grande festa. A maior das festas da Copa, apesar de estar dividida.

Ainda há muitas resistências, muita contestação popular, inicialmente não esperadas no país que é considerado com o "do futebol". 


Porém com o início efetivo da competição em 12 de junho, com o Brasil em campo, com os jogadores e a torcida presente cantando em uníssono o hino nacional, emergirá a nação do futebol. Crescerá com o primeiro gol da seleção do Brasil e com a provável vitória sobre a Croácia.

A partir dai o clima da Copa irá crescendo a cada gol e a cada vitória. E todos, até mesmo os contra a sua realização e seus gastos, serão envolvidos pelo clima e ainda que escondidos estarão torcendo a favor da seleção. Sobrarão apenas alguns poucos renitentes. 


A Copa do povo brasileiro é a Copa da torcida. Uma torcida ansiosa, crente e esperançosa. Que sofrerá durante os jogos e explodirá de alegria a cada gol do Brasil.

Mas, há sempre um mas. E se ...

Qual será a reação do povo brasileiro se a sua seleção não marcar nenhum gol? Se for eliminado logo na primeira fase? E se caminhar na direção do título mas perder para nossos hermanos argentinos? Pela estrutura da tabela o provável seria numa semifinal.

Nem pensar, para não gerar pensamentos negativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...