segunda-feira, 28 de julho de 2014

Opinião publicada, não publicada, inernauta e nem-nem

A opinião política do conjunto da sociedade pode ser desdobrada em algumas categorias básicas: opinião publicada, a não publicada, a internauta e a nem-nem.

A opinião publicada é a que decorre do que é publicado nos jornais, revistas, pelo rádio e televisão, ou sejam, as mídias tradicionais. Esse segmento formado, predominantemente, por pessoas adultas e de maior educação, é influenciada e influencia o noticiário e as opiniões desses meios. Não forma opinião, mas explicita a opinião que seus seguidores não conseguem expor. E gera a importância das opiniões.

A opinião não publicada é a que não acompanha a mídia tradicional, ou quando a acompanha é apenas para ver o noticiário do futebol, da violência e das tragédias. Não é influenciada diretamente pelo noticiário político, tampouco pelos colunistas que se pretendem "formadores de opinião". O são, mas apenas para a primeira categoria. Não para esta.

As novas mídias, não convencionais geraram uma nova categoria: a que poderíamos chamar de opinião internauta. A que é formada pelas redes sociais, principalmente o facebook, twitter e os blogs. Poucos blogs de opinião política tem grande público, mas alimentam as "postagens" no facebook ou twitter, supostamente, formando uma opinião internáutica.

As curtidas e comentários seguiriam o mesmo processo da opinião publicada formal. Não forma a opinião, mas engrossa a fileira dos que pensam de forma semelhante. As postagens ajudam a explicitar o pensamento dos seguidores. 

Finalmente existe a categoria dos "nem nem". Nem acompanham a mídia tradicional, nem as novas mídias. O seu meio de informação é o boca a boca dos parentes ou dos amigos. A sua opinião política é formada por eles.

As enquetes pré-eleitorais não perguntam sobre o meio de informação que os pesquisados tiveram ou tem para dar as suas respostas. 

Para entender melhor a opinião pública a distinção entre essas categorias seria fundamental. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...