segunda-feira, 10 de março de 2014

Sochi ou Itaquera?

Sochi, na Rússia, foi escolhida para sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2013, pouco antes da homologação do Brasil para a Copa de 2014.
Foram igualmente cerca de 7 anos para a preparação.
Para a construção do Parque Olímpico, o Governo russo recorreu à iniciativa privada, convocando-os a investir nas instalações. Segundo analistas, mais do que a rentabilidade econômica esperada, o importante era a fidelidade ao Governo Putin, para seguir com outros negócios que dependem em se manter nas boas graças do Governo, ou  seja, ser "amigo do rei".


No Brasil, para a Copa do Mundo, um único caso seguiu modelo semelhantes. O modelo mais usual foi do estádio construído mediante parceria-público privada, mediante licitação, (Fortaleza, Natal, Recife, Salvador e  Belo Horizonte), seguida do modelo dos investimentos feitos  diretamente pelos respectivos Governos Estaduais (Amazonas, Mato Grosso, Brasília e Rio de Janeiro). Dos três estádios privados, o do Atlético Paranaense a obra foi contratada pelo clube e no Beira Rio foi estabelecida uma parceria privada, acordada pelo clube.

Já no caso do Itaquerão, o então Presidente Lula convocou a Construtora Odebrecht para assumir a obra, com a promessa de um financiamento do BNDES, mais recursos da Prefeitura Municipal, e um acordo com o Corinthians para a operação e divisão das receitas.
As razões de aceitação da convocação estão mais próximas de Sochi do que das econômicas.

A Odebrecht é a responsável pela construção do Metrô de Caracas, na Venezuela e do Porto de Mariel, em Cuba, ambas financiadas pelo BNDES. 

Era um dos principais "amigos do rei" e continuaram como "amigo da rainha". 

Da mesma forma que os amigos de Putin, a CNO não deve estar satisfeita com os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...