sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O papel dos terminais de ônibus nos centros tradicionais

Os centros históricos das cidades se constituem como o ponto de convergência das pessoas que moram fora dela e precisam se deslocar para outras áreas.

O centro exerce - naturalmente - a função de "hub" o que levou a uma estruturação histórica de expansão urbana mediante vias radiais.

Com o crescimento da cidade o desdobramento dos terminais de bondes e depois dos ônibus em locais separados, embora próximos fez com que os trajetos entre terminais se transformassem em grandes vias de comércio que decaiam com as mudanças dos locais dos terminais ou a recentralização dos terminais. Ou ainda pela instituição de linhas inter bairros e terminais descentralizados fora do centro.

Em algumas cidades brasileiras onde ocorreram a criação de novos polos comerciais deslocando o centro de gravidade de destino preferencial das pessoas, a manutenção dos terminais de transporte coletivo e a função de hub é ainda uma sustentações do seu dinamismo.

Uma eventual mudança dos terminais ou mesmo das linhas poderá acelerar o esvaziamento do centro.

São os casos de João Pessoa e Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...