O
isolamento social estabelecido praticamente em todos os países atacados pelo
novo coronavírus, o SARS-COV 2, provocou mudanças de hábitos, gerando a
perspectiva de que o mundo pós pandemia não seria mais o mesmo, com profundas e
amplas mudanças nos hábitos das pessoas e na forma de viver da humanidade.
O que se
pode perceber até agora é que as principais mudanças decorrentes do fique em
casa (“stay home”) foram o desenvolvimento de atividades de trabalho (home
office), de alimentação (home food, associado ao delivery), de lazer, de
relacionamentos e outros em casa, com amplo uso das tecnologias digitais, que o
mercado já vinha oferecendo.
Não houve
nenhuma grande disruptura, seja tecnológica, como social, mas apenas a
aceleração de um processo que vinha em ritmo moderado, contido pela resistência
de grande parte da população em aceitar e adotar o uso das tecnologias
digitais.
O home
office já era uma prática, mas como modalidade marginal, assim como a educação
à distância era uma prática limitada. O isolamento social quebrou essas
resistências. Os trabalhadores de escritórios tiveram que aceitar e se adaptar
ao trabalho em casa. Assim como os professores que não queriam abandonar as
aulas presenciais tiveram que se adaptar e, principalmente, se viram obrigados
a preparar melhor as suas aulas.
Com o
levantamento do isolamento, alguns hábitos antigos voltarão. Outros não,
consolidando as mudanças. A principal são as atividades em casa, integradas com
o resto do mundo pelas tecnologias digitais.
Não
houve, tampouco se prevê grandes disrupturas na forma de viver da humanidade,
com a pandemia do SARS-COV 2. Apenas a consolidação de mudanças que já estavam
em curso. Mas também a reversão de alguns movimentos, como o ambientalista,
tanto na defesa das matas, como da redução no uso dos carros, dentro das
grandes cidades.
Ainda que
não sejam grandes disrupturas, seja a consolidação de tendências, como a
reversão de outras, afetarão amplamente as atividades econômicas a essas
relacionadas, obrigando as empresas a rever os seus planos estratégicos e até o
seu modelo de negócio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário