segunda-feira, 18 de maio de 2020

Mudanças de hábitos


O isolamento social estabelecido praticamente em todos os países atacados pelo novo coronavírus, o SARS-COV 2, provocou mudanças de hábitos, gerando a perspectiva de que o mundo pós pandemia não seria mais o mesmo, com profundas e amplas mudanças nos hábitos das pessoas e na forma de viver da humanidade.
O que se pode perceber até agora é que as principais mudanças decorrentes do fique em casa (“stay home”) foram o desenvolvimento de atividades de trabalho (home office), de alimentação (home food, associado ao delivery), de lazer, de relacionamentos e outros em casa, com amplo uso das tecnologias digitais, que o mercado já vinha oferecendo.
Não houve nenhuma grande disruptura, seja tecnológica, como social, mas apenas a aceleração de um processo que vinha em ritmo moderado, contido pela resistência de grande parte da população em aceitar e adotar o uso das tecnologias digitais.
O home office já era uma prática, mas como modalidade marginal, assim como a educação à distância era uma prática limitada. O isolamento social quebrou essas resistências. Os trabalhadores de escritórios tiveram que aceitar e se adaptar ao trabalho em casa. Assim como os professores que não queriam abandonar as aulas presenciais tiveram que se adaptar e, principalmente, se viram obrigados a preparar melhor as suas aulas.
Com o levantamento do isolamento, alguns hábitos antigos voltarão. Outros não, consolidando as mudanças. A principal são as atividades em casa, integradas com o resto do mundo pelas tecnologias digitais.
Não houve, tampouco se prevê grandes disrupturas na forma de viver da humanidade, com a pandemia do SARS-COV 2. Apenas a consolidação de mudanças que já estavam em curso. Mas também a reversão de alguns movimentos, como o ambientalista, tanto na defesa das matas, como da redução no uso dos carros, dentro das grandes cidades.
Ainda que não sejam grandes disrupturas, seja a consolidação de tendências, como a reversão de outras, afetarão amplamente as atividades econômicas a essas relacionadas, obrigando as empresas a rever os seus planos estratégicos e até o seu modelo de negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...