domingo, 31 de maio de 2020

(2) Novo normal da política

A política é um processo derivado da sociedade. Portanto depende das mudanças da sociedade que se impõe como novas realidades e de como os políticos eleitos por ela ou reagem às circunstâncias. Ou dos candidatos a cargos eletivos, como ocorrerá já nas próximas eleições municipais, marcadas para 2020.
A sociedade está em mudança, decorrente das inovações tecnológicas, que antecedem à crise da pandemia do coronavirus SARS-COV 2, o causador da doença COVID-19. A mudança vinha ocorrendo de forma gradual e lenta, com muita resistência das pessoas em adotar as novas tecnologias digitais. 
Enquanto grande parte dos idosos queriam manter os seus hábitos tradicionais, recusando-se a usar o computador, usar o telefone celular apenas para as ligações, preferir a leitura dos jornais e revistas impressas, assim como ler apenas os livros impressos, ver os filmes só nos cinemas, fazer compras só nas lojas e supermercados, etc os adultos iam assumindo os novos hábitos. Aqueles que chegaram ao mundo no final do século passado, já nasceram digitais.
As medidas de isolamento social adotadas - com maior ou menor amplitude - em todo o mundo obrigaram as pessoas a adotar as novas tecnologias, para o trabalho, aulas, relacionamentos e outras atividades, todas à distância.
Uma das principais resistências superadas com o isolamento compulsório foi dos professores universitários obrigados a preparar melhor as suas aulas e usar as tecnologias disponíveis para atrair o interesse dos alunos. Muitos foram supreendidos com esse. Tenho o testemunho de amigos que dizem que nunca tiveram tantos alunos acompanhando com atenção às suas aulas. 

O Novo Normal

As medidas contra o coronavirus aceleram as mudanças, rompendo as resistências. Como eram tendências em andamento, continuarão formando que vem sendo caracterizado como "Novo Normal".
Muito se tem comentado sobre esse Novo Normal, mas pouco ou nenhum sobre o Novo Normal da Política ou a Política no Novo Normal.
O Valor Econômico publicou um suplemento especial sobre as mudanças Tendências Pós-Covid encabeçada pela manchete: "O Futuro em Suspenso". Em 30 páginas, bem escritas e bem apresentadas, descontadas as de publicidade, não há um artigo sequer sobre o Novo Normal da Política.
Quando muito se considera o avanço das tecnologias digitais, principalmente o seu mau uso, como a disseminação das "fake news".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...