segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Cumprindo babela

Depois da má repercussão do "sangrento" embate na SBT, o debate ontem na Record foi para "cumprir tabela". Menos "pegado" mais educado e mais morno. Se o anterior não agradou pelo excesso  o de ontem pecou pela falta.

A mídia reclama que os debates se concentravam demais em ataques pessoais, em detrimento da apresentação de propostas. Criou-se um "senso da opinião publicada" de que os debates deveriam ser propositivos.

Quando tirada a disputa pessoal, pouco sobra e fica.  Na realidade os candidatos tem poucas propostas a oferecer.

Na questão econômica, as colocações são genéricas e prevalece a linha da desconstrução. Não é Aécio que diz o que vai fazer. É Dilma que diz o que o Ministro da Fazenda, já indicado por Aécio vai fazer. E, acrescenta, "vai dar caca".

Só no tema segurança, os dois tem propostas, ambas erradas. A solução não está na federalização da segurança. 

No resto a disputa é sobre o passado. Dilma desfia um rosário de coisas que diz ter feito, com grande domínio dos números. Aécio não teve capacidade de demonstrar que esses números escondem um conjunto enorme de obras inconclusas. Aécio, neste item, continua despreparado. Parece não dar a necessária importância.

Acusa a concorrente de continuar querendo ver e discutir o Brasil pelo retrovisor, mas pouco apresenta sobre o futuro. E não conseguiu escapar da pecha do "seu governo" que Dilma procura incutir na disputa entre nós e eles.

A disputa continua empatada, com uma pequena vantagem, por pontos, no debate de Dilma. O que não significa que se reflita no eleitorado.

Soube-se defender bem, mas não atacou com nenhum fato novo, de peso. Mesmo assim, Aécio deixou passar a bobagem das manifestações pessoais de promotores ou conselheiros do Tribunal de Contas.

Aparentemente, ontem Dilma não foi orientada, momento a momento, pelo impacto imediato nas pesquisas qualitativas conduzidas por João Santana.  

A influência do debate de ontem nas posições do eleitorado deverá se minima, mas os impactos do anterior ainda deverão ser detectados nas pesquisas desta semana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...