sábado, 4 de outubro de 2014

O que sobra do espetáculo?

O debate final entre os presidenciáveis na Globo foi um espetáculo melhor que os anteriores, com algumas novidades, colocando os candidatos frente a frente e muitos embates diretos, alguns em risco de cair em "bate-boca" evitados pelos cortes realizados pela emissora quando tempo destinado era completado. Não impediu a ocorrência de alguns "bate-bocas" com os microfones desligados.

Como em todo espetáculo há emoções durante o seu curso, mas o que remanesce é pouco. 

Dizer quem ganhou é relativo. Cada torcedor acha que o seu candidato ganhou. Uma vitória efetiva teria que ser contado pelos indecisos que definir os seu voto, acompanhando o debate ou aqueles que mudaram o seu voto, em função do desempenho dos candidatos. Essa medição é difícil e só aparecerá, ainda que forma mascarada pela conjugação com outros fatores, nas pesquisas eleitorais.

O que fica é lembrança do tema predominante e alguns momentos marcantes da atuação do candidato. 

A homofobia apareceu em destaque, mas por razões circunstanciais e spenas destacou, momentaneamente, os nanicos, sem grandes repercussões eleitorais.

O tema predominante que marcou o espetáculo foi a corrupção.

Foi apenas um "trailer", uma prévia do tema que dominará o segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...