O PT, sob comando de Lula e, instrumentado por João Santana adota como principal estratégia de ataque o "nós" contra "vocês". E acua o adversário que é obrigado a aceitar o jogo e ficar na defensiva.
Escolhe um tema em que tem impacto sobre o imaginário popular e cria as imagens positivas (a seu lado) e negativas (do adversário).
Em campanhas anteriores a tônica foi a privatização dos bancos públicos e da Petrobras.
Desta vez os casos de corrupção da Petrobras enfraqueceram o uso dessa grande empresa no embate, embora não tenha saido do debate.
Permaneceu a questão dos bancos públicos, com "nós", o PT insistindo na imagem de que Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES atendem ao povo, enquanto "vocês" querem enfraquecê-los para favorecer os banqueiros privados. É o povo contra os ricos. E o Brasil contra os gananciosos banqueiros.
O risco do marketing focado na imagem é sempre um incidente, que pode ser pequeno, mas destroi toda uma construção imaginária.
O episódio de um empréstimo subsidiado do Banco do Brasil a uma conhecida "socialite" por ser frequente na televisão é explicável, mas o dano à imagem é enorme. Ainda mais quando cercado de um conjunto de fofocas sobre as relações pessoais (supostamente íntimas) entre a loiríssima perua e o Presidente do Banco do Brasil. Tem todos os ingredientes para aguçar o imaginário de muita gente que adora as fofocas sobre as celebridades.
A imagem da necessidade de fortalecer o papel dos Bancos oficiais para exercer funções sociais passa a ser vista como apoio às "colunas sociais".
Ver o que não é mostrado - Enxergar o que está mostrado Ler o que não está escrito Ouvir o que não é dito - Entender o que está escrito ou dito
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Lula, meio livre
Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...
-
Carlos Lessa - ex presidente BNDES As políticas públicas verticais focam partes ou setores específicos da economia, tendo como objetivo ...
-
Paralelo 16 é uma linha geográfica que "corta" o Brasil ao meio. Passa por Brasília. Para o agronegócio significa a linha divi...
-
A agropecuária brasileira é - sem dúvida - uma pujança, ainda pouco reconhecida pela "cultura urbana". Com um grande potencial de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário